Categorias

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudo Bíblico 7 - Apocalipse 5 (Jesus, nosso Resgatador)

Apocalipse 5:1-4 – João chora porque alguma coisa naquela visão fez sentido para ele, e a perspectiva do profeta não foi boa.

Levíticos 25:23-28 – A terra pertence a Deus, que empresta (como se penhorasse) ao homem, por isso os judeus não podiam vender suas terras. Quando o povo de Israel entrou na terra de Canaã, a terra foi dividida entre as tribos, e a parte de cada tribo dividida entre as famílias. Deus preparou um sistema através do qual a terra sempre voltaria para a família que originalmente a possuía. Quando alguém perdia seus bens a ponto de vender sua terra, quem a comprava não tinha posse definitiva. Era como se fosse uma penhora. A recuperação desta terra era chamada resgate. O resgate poderia ser feito de duas maneiras:

1) a pessoa poderia comprar de volta se conseguisse dinheiro o suficiente para isto;

2) um resgatador poderia reaver a terra, porém este resgatador não poderia ser qualquer pessoa, teria que ser um parente próximo e ter condições financeiras de comprar a terra de volta. Outra opção era o Ano do Jubileu.

A palavra resgatador tem em sua origem hebraica a mesma raiz das palavras Redentor e Remidor.

Estudo Bíblico 6 - O Plano da Salvação

Quando o pecado entrou no mundo, deu origem a graves problemas que precisavam ser resolvidos. O planoda salvação para o homem precisava solucionar TODOS os problemas causados pelo pecado. Resumidamente, podemos enumerar os seguintes problemas:

1. Condenação à morte: Romanos 6:23, 5:12.

2. Separação de Deus: Isaías 59:2.

3. Falta de poder para livrar-se de pecar: João 15:5.
“Em sua inocência [Adão e Eva] tinham cedido à tentação; e agora, em estado de culpa consciente, teriam menos poder para manter sua integridade... Depois de seu pecado Adão e Eva não mais deviam habitar no Éden. Encarecidamente rogaram para que pudessem permanecer no lar de sua inocência e alegria. Confessaram que haviam perdido todo o direito àquela feliz morada, mas comprometeram-se para no futuro prestar estrita obediência a Deus. Declarou-se-lhes, porém, que sua natureza ficara depravada pelo pecado; haviam diminuído sua força para resistir ao mal, e aberto o caminho para Satanás ganhar mais fácil acesso a eles.” Patriarcas e Profetas, p. 61.

4. Defeitos de caráter: Jeremias 13:23.

5. Presença do pecado (tentações todo o tempo): João 16:33, I Pedro 5:8

6. Degradação física e da natureza: Romanos 8:22-23.

7. Natureza pecaminosa: Romanos 7:22-24.

Todas as consequências do pecado estão interligadas. Por exemplo, a combinação do ponto 7 com o ponto 3 gera o ponto 4.

A Bíblia nos apresenta a maravilhosa boa-nova de que o homem não seria deixado a sofrer as conseqüências do pecado sem esperança. As três pessoas da divindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - uniram-Se em um concerto para redimir a desobediente humanidade, não importando quão enorme fosse o preço a pagar. O Plano da Redenção (ou Plano da Salvação) foi elaborado a fim de eliminar todas as consequências do pecado e restaurar o homem ao seu estado original (João 3:16).