Categorias

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudo Bíblico 11 - Santuário 4: A Lei de Deus

Todo o cerimonial do santuário girava em torno da Lei de Deus, que ficava dentro da arca sob o propiciatório (Êxodo 25:21), no compartimento interno do tabernáculo. Foi a violação desta lei que fez necessária a morte de Jesus, e, portanto, a instituição de todo o sistema sacrifical (Hebreus 9:22, I João 3:4). Sem a lei, o ritual do santuário não teria significado algum.

Os Dez Mandamentos estão registrados em Êxodo 20:3-17. Estes foram escritos pelo próprio dedo de Deus (Êxodo 31:18), diferente das demais leis, que foram transmitidas oralmente a Moisés. A lei é uma expressão da vontade, natureza e caráter do poder governante. Sendo Deus eterno, Seu caráter, e, portanto, Sua Lei, são eternos. Sendo Deus imutável (Malaquias 3:6, Tiago 1:17, Hebreus 13:8), Sua Lei também não muda (Apocalipse 22:18-19). Sendo Deus amor (I João 4:8, 5:2-3), a base de Seu governo e das leis que regem este governo é amor (Romanos 13:10, II João 1:6).

Os mandamentos estão divididos em duas partes: os quatro primeiros mandamentos definem o dever do homem para com Deus, e os últimos seis mandamentos definem o dever do homem para com os seus semelhantes. Jesus reconheceu esta divisão quando declarou que os dois grandes princípios da lei são o amor a Deus e ao próximo (Mateus 22:36-40).

Quais os benefícios de se guardar a Lei de Deus?

  • · Ser bem sucedido: Salmo 1:1-3
  • · Sabedoria: Salmo 119:98-99
  • · Liberdade: Tiago 1:25, 2:12

Cristo e a Lei

Jesus nos deu o exemplo de perfeição quando veio a Terra. Ele cumpria a Lei, e dizia que seus seguidores deveriam fazer o mesmo (Mateus 19:16-19, João 15:10), conforme havia sido profetizado no antigo Testamento (Isaías 42:21). Ele mesmo disse que não veio revogar ou destruir a Lei, mas veio cumpri-la (Mateus 5:17-18). “Cumprir” em grego, é plerosai, que significa “encher”, “completar”. Jesus não veio modificar nenhuma palavra que Deus ensinara aos fieis do passado no Antigo Testamento, mas veio cumprir plenamente o propósito que havia sido parcialmente revelado no Antigo Testamento (Hebreus 1:1-2). Como Seus seguidores, devemos fazer o mesmo: cumprir a Lei do Amor de Deus (João 14:15, Apocalipse 14:12).

Cumprir a Lei salva?

A história do jovem rico (Mateus 19:16-22) mostra que não é suficiente guardar a lei para obter a salvação. Apesar de cumprir todos os mandamentos, o jovem rico não queria que Jesus fosse o Senhor de toda a sua vida, as suas riquezas ele queria para si, não queria “compartilhar” com Deus (Mateus 6:24).

Vimos no Estudo 6 que a salvação é concedida gratuitamente a todos os homens, e nos é imputada pela fé (Efésios 2:8-10). Após a justificação segue-se a santificação, processo este que envolve viver como Cristo viveu. Ao obedecer a Lei de Deus, o homem viverá por ela, graças aos méritos de Cristo. Ao transgredir a lei, o homem será condenado por ela. A lei sempre encaminha as pessoas a Cristo, Cristo as justifica e depois aponta-lhes de volta para a lei como padrão de vida e regra de fé (Romanos 3:31). A ilustração mais conhecida para representar este processo é uma pessoa suja que se olha no espelho. O espelho (lei), não pode limpar a pessoa, mas mostra onde está a sujeira. A água (Jesus) é quem limpa (justifica) a pessoa. Este é um processo diário e contínuo. Devemos constantemente nos comparar a norma de conduta estabelecida por Deus para saber em que pontos precisamos melhorar para nos tornar cada dia mais semelhantes a Jesus, e refletir Seu caráter em nosa vida.