Categorias

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo Bíblico 8 - Santuário 1: Os Santuários de Deus na Terra

A palavra “santuário” no hebraico é miqdash, uma palavra derivada de qadash, que significa santo, separado. Em Gênesis 2:3 Deus diz que o sábado seria qadash. Esta é a única vez que qadash aparece em Gênesis. Na Bíblia, santo é aquilo que é separado para Deus. Portanto, o que faz de um local um santuário é a presença de Deus, como foi com Moisés na sarça ardente. O arbusto em si não era santo, porém devido à presença de Deus, Moisés teve que tirar as sandálias.

O primeiro santuário que Deus estabeleceu na terra foi o Tabernáculo (Êxodo 25:1-9). Este era um templo móvel, e foi o santuário de Deus desde o Êxodo até a construção do Templo de Salomão. As ofertas para a construção do Tabernáculo vieram do despojo dos egípcios (Êxodo 3:21-22 – promessa, 12:35-36 – cumprimento). Ele era uma tenda com paredes de madeira, com forro de quatro camadas de materiais: a interior de linho fino dobrado, a próxima de peles de carneiro tingidas de vermelho, e a exterior de peles de texugo ou animais marinhos (golfinho ou vaca marinha) (Êxodo 26:14). O pátio media cerca de 30 m × 60 m, enquanto a tenda media cerca de 6 m × 18 m.

A mobília do santuário estava repleta de simbolismo. No pátio externo ficavam o altar de sacrifícios e a pia. O altar media cerca de 1,5 m de altura, tendo a base quadrada, de 2,5 m de lado. Era oco por dentro, de madeira de acácia revestida de bronze. Era onde acontecia o primeiro contato do pecador com o plano da salvação. Ele tinha que matar um animal, que significava o sacrifício vindouro de Cristo para remissão dos seus pecados. Em seguida havia a pia, que era feita de bronze polido dos espelhos das mulheres. Ela representava a purificação, que após a vinda de Jesus é representada pelo batismo. Enquanto no altar deve ser derramado sangue para pagar o pecado (lei), na pia a água purifica este pecado (graça).