Categorias

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O homem segundo o coração de Deus

A primeira aparição de Davi na Bíblia é como um humilde pastor, que Deus escolheu para ser o rei de Israel, e que imediatamente após sua unção foi tomado pelo Espírito do Senhor (I Sm 16:13). Logo após, sua ascensão foi muito rápida. Ele era bonito (I Sm 16:12), tocava e compunha hinos que até hoje inspiram os cristãos em todas as ocasiões, e que estão registrados no livro dos Salmos, tinha o favor do rei (I Sm 16:21), era o melhor amigo de Jônatas, o príncipe herdeiro (I Sm 18:1,3), era amado por sua esposa, a filha do rei (I Sm 18:20,27), e era amado pelo povo devido a seus grandes feitos, como a derrota do gigante Golias (I Sm 17).

Então começou a perseguição por parte de Saul, porque ele sabia que Davi havia sido designado por Deus para tomar seu lugar, e não estava nem um pouco disposto a abrir mão de seu trono. Do favor total do rei, sua cabeça foi colocada a prêmio. Ele então passou a viver escondido em cavernas (I Sm 22:1), seu melhor amigo foi morto (I Sm 31:2), sua esposa foi dada a outro (I Sm 25:44), porém em meio a todas as perseguições, ele permaneceu fiel ao Deus que o ungira. Davi não tentou por suas mãos fazer cumprir a vontade de Deus para que ele fosse rei. Por duas vezes teve a chance de matar Saul, porém não o fez (I Sm 24:12, I Sm 26:10,11). Davi esperou pacientemente em meio a todas as provações pelo cumprimento da promessa do Senhor, e quando Saul finalmente morreu, não por suas mãos, Davi foi ungido rei (II Sm 2:4, 5:3).

O Senhor cumpriu fielmente a promessa feita a Seu servo fiel. Quando ascendeu ao trono, Davi foi abençoado por Deus expandindo as fronteiras do reino (II Sm 5:10), conquistando Sião (II Sm 5:7) e derrontando os filisteus (II Sm 5:20), dentre muitas outras vitórias (II Sm 8, 10). Também recebeu o favor espiritual de Deus, tendo a oportunidade de trazer a arca da aliança, objeto sagrado israelita, de volta a Jerusalém (II Sm 6:15), e tendo uma aliança estabelecida com Deus (II Sm 7:1-17).

O profeta Natã falou da parte de Deus a Davi: "Faze o que tiveres em mente, pois o Senhor está contigo" (II Sm 7:3). E então veio a queda. Quando ele acreditou que a sua vontade era semelhante a vontade de Deus, e que portanto ele não precisava mais que o Senhor guiasse seus passos, sua ruína chegou. De favorecido de Deus, ele desceu ao mais baixo nível, ao adultério e assassinato (II Sm 11). E então o Senhor novamente enviou o profeta Natã para alerta-lo de quão longe ele estava de Deus (II Sm 12:1-15). Imediatamente Davi se arrependeu e IMEDIATAMENTE Deus o perdoou (II Sm 12:13). Porém Davi teve que arcar com as consequências de seus erros: morte de filhos (II Sm 12:15-18, 13:23-36, 18:9-18), incesto na família (II Sm 13:13-22), revoltas em seu reino e fuga frente a seu próprio filho (II Sm 15:1-18, 20:14-22).

Davi é considerado pelas Escrituras “o homem segundo o coração de Deus” (At 13:22), mesmo com todo o seu “histórico”. As vezes me pergunto: e se eu conhecesse Davi? E se eu soubesse de todo o favor que Deus teve para com ele, de como ele foi exaltado a rei pela promessa de Deus, de como venceu batalhas e perseguição em nome de Deus, e de como de repente, não mais que de repente, ele pecou? E se ele frequentasse a minha igreja? Como eu olharia para ele? O que eu pensaria? Como agiria? O que diria dele para meus amigos? Que história eu contaria: de suas grandes vitórias e da benção de Deus, ou de seu pecado e decadência? Não há melhor resposta ou linha de raciocínio do que a que encontramos na própria Bíblia: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt 7:1), e “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa” (Jr 17:9), porque “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (I Sm 16:7). Este verso foi aplicado exatamente ao episódio da escolha de Davi para ser ungido rei de Israel. Deus sabia de tudo o que aconteceria em seu futuro. Sabia que depois de exaltado, ele pecaria, mas que se arrependeria, e voltaria a Deus disposto a assumir as consequencias de seu erro.

O homem pode andar com Deus sem cair? Sim! Enoque andou com Deus trezentos anos, e então Deus o tomou para Si (Gn 5:22-24). Deus espera isso do homem para considerá-lo segundo o Seu coração? Não! Deus espera humildade e submissão para ouvir a Sua voz, reconhecer os erros, e novamente se colocar nos Seus caminhos. É isso o que a história de Davi nos diz: não importa quão consagrados um dia estivemos, hoje é o dia de buscar a Deus para não pecar contra Ele; e mesmo que caiamos, o perdão de Deus nos alcança não importa quão longe estejamos. Deus nos aceita totalmente de volta, e mais uma vez nos sustenta quando tivermos que lidar com as dificuldades geradas por nossas próprias escolhas erradas. O que caracteriza alguém como um homem segundo o coração de Deus não é a perfeição de sua vida passada, mas a disposição em voltar para Deus no momento em que se nota o erro, e continuar lutando com Ele.

Da história de Davi tiro duas conclusões: 1) Quero ser uma pessoa segundo o coração de Deus, e sei que para isso não preciso nada além da disposição de voltar para Ele assim que notar ou for advertida de meu erro; 2) Quem sou eu para julgar o coração de meu irmão com base em informações que tenho sobre sua vida passada?

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário