Categorias

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudo Bíblico 6 - O Plano da Salvação

Quando o pecado entrou no mundo, deu origem a graves problemas que precisavam ser resolvidos. O planoda salvação para o homem precisava solucionar TODOS os problemas causados pelo pecado. Resumidamente, podemos enumerar os seguintes problemas:

1. Condenação à morte: Romanos 6:23, 5:12.

2. Separação de Deus: Isaías 59:2.

3. Falta de poder para livrar-se de pecar: João 15:5.
“Em sua inocência [Adão e Eva] tinham cedido à tentação; e agora, em estado de culpa consciente, teriam menos poder para manter sua integridade... Depois de seu pecado Adão e Eva não mais deviam habitar no Éden. Encarecidamente rogaram para que pudessem permanecer no lar de sua inocência e alegria. Confessaram que haviam perdido todo o direito àquela feliz morada, mas comprometeram-se para no futuro prestar estrita obediência a Deus. Declarou-se-lhes, porém, que sua natureza ficara depravada pelo pecado; haviam diminuído sua força para resistir ao mal, e aberto o caminho para Satanás ganhar mais fácil acesso a eles.” Patriarcas e Profetas, p. 61.

4. Defeitos de caráter: Jeremias 13:23.

5. Presença do pecado (tentações todo o tempo): João 16:33, I Pedro 5:8

6. Degradação física e da natureza: Romanos 8:22-23.

7. Natureza pecaminosa: Romanos 7:22-24.

Todas as consequências do pecado estão interligadas. Por exemplo, a combinação do ponto 7 com o ponto 3 gera o ponto 4.

A Bíblia nos apresenta a maravilhosa boa-nova de que o homem não seria deixado a sofrer as conseqüências do pecado sem esperança. As três pessoas da divindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - uniram-Se em um concerto para redimir a desobediente humanidade, não importando quão enorme fosse o preço a pagar. O Plano da Redenção (ou Plano da Salvação) foi elaborado a fim de eliminar todas as consequências do pecado e restaurar o homem ao seu estado original (João 3:16).

Didaticamente, podemos dividir este plano em 3 partes distintas, porém, intimamente relacionadas entre si:

1) Justificação

Justificação é o processo de tornar justo. As condições para o homem ser justificado e conservar-se assim são:

1. Crer em Jesus como Salvador pessoal (ter fé): Atos 16:31, Romanos 10:9.

2. Arrepender-se e converter-se genuinamente: Atos 3:19, II Coríntios 7:10.

3. Confissão específica de pecados: I João 1:9, Levíticos 5:5.

4. Consagração: Romanos 8:9, Romanos 6:22, João 8:11.

Assim alcançamos Perdão, Paz (reconciliação com Deus) e Poder para obedecer. A justificação vem pela fé (Romanos 5:1).

“A única maneira pela qual [o homem] pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode ele apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho. Assim é que a fé é imputada como justiça; e a alma perdoada avança de graça em graça, de uma luz para luz maior... Mas, embora Deus possa ser justo e ao mesmo tempo justificar o pecador, pelos méritos de Cristo, homem algum pode cobrir sua alma com as vestes da justiça de Cristo, enquanto comete pecados conhecidos, ou negligencia conhecidos deveres. Deus requer a completa entrega do coração antes que possa ter lugar a justificação; e para que o homem conserve essa justificação, tem de haver obediência contínua, mediante ativa e viva fé que opera por amor e purifica a alma.” Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 367.

2) Santificação

“Quando por meio de arrependimento e fé aceitamos a Cristo como nosso Salvador, o Senhor perdoa nossos pecados e suspende a punição prescrita para a transgressão da lei. O pecador se encontra, então, diante de Deus como uma pessoa justa; desfruta o favor do Céu, e, por meio do Espírito, tem comunhão com o Pai e o Filho. Então há ainda outra obra a ser realizada, e esta é de natureza progressiva. A alma deve ser santificada pela verdade.” Mensagens Escolhidas vol. 3, pág. 191.

No processo de santificação o homem luta contra o pecado com a ajuda de Deus. Este é um processo muito importante (Hebreus 12:14), porém lento e diário. Envolve a transformação do caráter através de aceitar o convite, ouvir a voz e ser transformado pela contemplação (Romanos 6:12; I Pedro 1:15,16,22; Isaías 30:21; Atos 5:32; II Coríntios 3:18). A santificação é a preparação para o Céu.

“Se quereis ser santos no Céu precisais ser primeiro ser santos na Terra. Os traços de caráter que acalentais na vida não serão modificados pela morte ou pela ressurreição. Saireis da sepultura com a mesma disposição que manifestastes em vosso lar e na sociedade. Jesus não altera o caráter em Sua vinda. A obra de transformação tem de ser efetuada agora. Nossa vida diária está determinando o nosso destino. Precisamos arrepender-nos dos defeitos de caráter, vencê-los pela graça de Cristo e formar um caráter simétrico neste período de prova, a fim de que sejamos habilitados para as mansões lá do alto.” Eventos Finais, p. 255.

“A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas da vida toda.” Atos dos Apóstolos, p. 560.
3) Glorificação

A glorificação se dará por ocasião da volta de Cristo, antes da entrada no Céu (Romanos 8:17, Filipenses 3:20-21, I Coríntios 15:51-52).

O resumo dos processos de justificação, santificação e glorificação é apresentado no quadro abaixo (I Coríntios 1:30).

“É imputada a justiça pela qual somos justificados, aquela pela qual somos santificados, é comunicada. A primeira é nosso título para o Céu; a segunda; nossa preparação para ele.” Mensagens aos Jovens, p. 35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário