Categorias

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudo Bíblico 7 - Apocalipse 5 (Jesus, nosso Resgatador)

Apocalipse 5:1-4 – João chora porque alguma coisa naquela visão fez sentido para ele, e a perspectiva do profeta não foi boa.

Levíticos 25:23-28 – A terra pertence a Deus, que empresta (como se penhorasse) ao homem, por isso os judeus não podiam vender suas terras. Quando o povo de Israel entrou na terra de Canaã, a terra foi dividida entre as tribos, e a parte de cada tribo dividida entre as famílias. Deus preparou um sistema através do qual a terra sempre voltaria para a família que originalmente a possuía. Quando alguém perdia seus bens a ponto de vender sua terra, quem a comprava não tinha posse definitiva. Era como se fosse uma penhora. A recuperação desta terra era chamada resgate. O resgate poderia ser feito de duas maneiras:

1) a pessoa poderia comprar de volta se conseguisse dinheiro o suficiente para isto;

2) um resgatador poderia reaver a terra, porém este resgatador não poderia ser qualquer pessoa, teria que ser um parente próximo e ter condições financeiras de comprar a terra de volta. Outra opção era o Ano do Jubileu.

A palavra resgatador tem em sua origem hebraica a mesma raiz das palavras Redentor e Remidor.

Jeremias 32:8-14 – exemplo de história de resgate. Jeremias era resgatador de seu primo. Eles chamaram testemunhas, fizeram o contrato (rolo selado), e entregaram para Baruque (uma autoridade da época, ele era escrivão). O selo poderia ser aberto apenas pelo resgatador.

Rute – outro exemplo de história de resgate. Em Rute 2:1, 19 e 20 é dito que Boaz era resgatador de Elimeleque, marido de Noemi. Em Rute 3:12 e 13 aparece outro resgatador mais próximo. Este abre mão de seu direito e então Boaz resgata a terra e a descendência de Elimeleque.

Deus criou a Terra e entregou o domínio a Adão. Deus é o dono de toda a Terra, mas Adão era responsável por ela e tinha direitos sobre ela. Quando pecou, Adão transferiu o domínio da Terra para Satanás (o equivalente a alguém perder tudo o que tinha e ter que vender a sua terra). Jesus chama Satanás de príncipe deste mundo (João 12:31, 14:30, 16:11). Em Jó é dito que Satanás era o representante da Terra no concílio do Céu (Jó 1:6-7, 2:1-2). As formas do homem recuperar a Terra que está hoje sob o domínio de Satanás são duas:

1) comprar de volta através de sua morte;

2) um resgatador recuperá-la para ele.

Salmos 49:7-8 – O homem não pode remir ninguém. O preço é caríssimo, ou seja, o homem não pode pagá-lo. No verso 15, porém, é dito que Deus tem um plano.

Jesus se tornou um parente próximo do homem quando encarnou (João 1:1-3). Ele era Deus, portanto tinha vida própria, ou seja, possuía o que era necessário para pagar o preço.

Apocalipse 5:1 – visão simbólica do plano da salvação. O livro na mão da autoridade (Deus Pai) é o contrato de resgate. No verso 4 João chora porque aquele rolo significava a salvação, porém não havia ninguém que pudesse resgatar. Nos versos 5 e 6 aparecem várias testemunhas. No verso 9, é dito que Jesus “comprou” o homem para Deus. Sendo assim, ele resgatou a nossa vida e o nosso direito de domínio sobre a Terra (verso 10).

Deus deve ser adorado por 3 motivos:

1) Ele é Criador (Apocalipse 4);

2) Ele é Resgatador (Apocalipse 5);

3) Ele é Mantenedor.

2 comentários: