Categorias

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estudo Bíblico 5 - O Início do Conflito - A Origem do Mal

Ezequiel 28:11-18 – Profecia contra o rei de Tiro. Tiro era uma cidade portuária ao norte do Monte Carmelo. Esta profecia é dada contra o rei de Tiro, porém apresenta elementos que não se aplicam a ele, como “Estavas no Éden, jardim de Deus” (v. 12). Sendo assim, esta profecia tem outra aplicação, ela se aplica a Lúcifer, que era quem efetivamente esteve no jardim de Deus.

O verso 12 diz que Lúcifer era o “sinete da perfeição”. O sinete era o carimbo real; este carimbo é usado para marcar com o nome do dono. Na Nova Versão Internacional, o “sinete da perfeição” é traduzido como “modelo de perfeição”, na versão da Sociedade Bíblica Britânica é o “selo da simetria”, na Versão Católica é o “selo da perfeição”, e na Versão Almeida Corrigida é o “aferidor da medida”. Portanto, Lúcifer era o modelo da perfeição da criação de Deus.

No verso 13 são listadas as pedras preciosas que descrevem Lúcifer: sárdio, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; dez pedras no total. Em Êxodo 28:17-20 há uma descrição do Sumo Sacerdote. No peitoral que ele carregava havia 4 fileiras de 3 pedras: 1) sárdio, topázio e carbúnculo; 2) esmeralda, safira e diamante; 3) jacinto, ágata e ametista; 4) berilo, ônix e jaspe; as pedras eram ainda engastadas em ouro, somando um total de 13. O que se pode notar na descrição de Lúcifer e na do Sumo Sacerdote é que elas são muito parecidas. Das 13 pedras preciosas listadas para o Sumo Sacerdote em Êxodo 28:17-20, são listadas 10 para Lúcifer em Ezequiel 18:13.

Sabendo que o Sumo Sacerdote representa Jesus Cristo, pode-se concluir que quando Lúcifer era perfeito, ao olhar para ele e para Jesus, notava-se muita semelhança. Lúcifer, mais do que qualquer outro anjo, era parecido com Jesus no exterior, e agia como Jesus devido à similaridade de caráter. Nenhum outro anjo refletia o caráter de Deus e Sua semelhança como este ser criado que, aparentemente, foi coberto com o mesmo revestimento do seu Criador, Jesus Cristo.

Lúcifer era tão parecido com Jesus que achou que tinha direito a tudo que Jesus tinha direito, inclusive direito a adoração, direito a conhecer o íntimo de Deus, e direito a ser consultado nas decisões sobre a criação.



No verso 14 a expressão “no brilho das pedras andavas” pode também ser traduzida por estrelas. Na simbologia profética, estrelas representam anjos. Lúcifer era extremamente amado e admirado pelos demais anjos.

O verso 15 deixa claro que ele era um ser criado.

Isaías 45:7 – Deus diz que criou o mal. Deus é amor, e a maior demonstração disso é a liberdade concedida a Suas criaturas, porque o amor não coage. Dentro do contexto de amor, o livre-arbítrio acaba sendo um pré-requisito para a perfeição. A perfeição combinada com o amor inclui o direito de escolha, e isso abre a possibilidade para o mal. Nunca foi a intenção de Deus que o mal surgisse, porém pelo livre-arbítrio Ele não poderia restringir esta possibilidade. Dentro do contexto de perfeição, este era o único caminho a seguir se Deus quisesse criar seres que o amassem por escolha própria. O pecado surgiu, porém Deus fez um plano para restaurar a perfeição, e então não haverá sentido em o mal surgir novamente, porque já estarão provadas as suas consequências. Este foi o único meio através do qual Deus pôde conceder a Suas criaturas liberdade.

Isaías 14:12-15 – A “estrela da manhã” é o planeta Vênus. No período de Isaías 14, os cananeus acreditavam que a estrela da manhã era um deus. Lúcifer é a tradução do latim lux fero, o portador de luz. A estrela da manhã, no entanto, não tem luz própria, ela reflete a luz do sol.

Em II Pedro 1:19 Jesus é chamado de estrela da alva, porém em outro contexto, já que está se referindo ao brilho da estrela.

Nos versos 13 e 14 a palavra “eu” é usada muitas vezes. Se Deus é amor, o egoísmo é o oposto do amor, porque o amor só existe compartilhado. O governo de Deus é baseado no amor. Lúcifer propôs um sistema de governo diferente do de Deus, baseado no egoísmo (cada um faz sua própria vontade). Quando Adão pecou, passou o controle do planeta Terra para Satanás, permitindo que ele desenvolvesse aqui seu sistema de governo. Desta maneira, ele está tentando provar ao Universo que a sua proposta funciona.

Apocalipse 12:7-12, 12:4 – Jesus aparece lutando contra Satanás. Neste contexto Ele é chamado de Miguel. Miguel é a personificação de Cristo quando Ele está em guerra direta contra Satanás. Miguel também aparece em Daniel 10 e Judas 9.

Satanás invejava a posição de Cristo no Céu, porém o acusado de injustiça foi Deus Pai, por ter conferido honra a Cristo. Vivemos hoje um período onde o caráter de Deus está sendo posto à prova. Está acontecendo um julgamento. Neste, Deus Pai é o réu; Satanás é o acusador (a traduçao de Satanás é adversário, e a de diabo é acusador, caluniador); nós somos testemunhas.

Porém, Deus não deixou o homem à mercê de Satanás e seu sistema de governo. Ele preparou um Plano de Salvação para conceder uma chance de escolha ao pecador. Em Gênesis 3:15 é a primeira vez que Deus promete a Adão e Eva um Salvador.

25 comentários:

  1. bom estudo, só que Miguel e Jesus são duas pessoas distintas,Miguel é arcanjo e Jesus é o filho unigenito do Pai encarnado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma forma de expressão de expressar o poder do anjo Miguel tem semelhança de Cristo porem nunca maior que Deus... Minha op.

      Excluir
    2. Vejam bem:o arcanjo Miguel, foi criado com o único objetivo de guerrear contra satanás,quando satanás quis tomar o lugar de Deus, surgiu Miguel, Miguel significa: ninguém é igual a Deus. Disseste no teu coração: subirei ao mais alto céu, e colocarei o meu trono acima do trono de Deus e serei igual a Deus, neste momento o Criador disse: ninguém é igual a Deus, e Miguel surgiu. Jesus estava no princípio, tudo foi feito por Ele, para Ele, por meio dEle.

      Excluir
  2. Ola.miguel e Jesus sao duas pessoas distintas.miguel é criatura (principe,n nã recebe adoração,nao e oniciente,onipotente,onipresente é quem vai tocar a trombeta para o arrebatamento e E QUEM guerreia contra satanaz).
    Jesus é o filho de Deus adorado no céu e na terra, e oniciente, onipotente ,onipresente características que so a trindade possuem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabia que a voz de jesus e grande e como de trombeta ? Sabia não! Apocalipse 1:10 vamos lê mais a bíblia!

      Excluir
  3. Jd 9 " Mas o arcanjo Miguel, quando contenda com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juizo de malsimal contra ele; mas disse: O SENHOR TE REPREENDA".
    A maior autoridade aqui é Cristo, nao se compara o Filho com criaturas nesse quesito de poder.

    ResponderExcluir
  4. Qual a relação desta profecia como o Rei Tiro?

    ResponderExcluir
  5. Tb gostei do estudo e, na leitura tb não concordei com a discussão sobre Miguel e Jesus, na qual foi reconsiderada e reajustada, Glória Deus.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Muito bom esse estudo, quando Deus criou céu ,terra e tudo que neles existem, jesus estava lá Deus já sabia que satanás queria ser igual a Deus, então ocultou jesus na face das águas, jesus é o sete espírito de Deus REF: apocalipse,1,do 9 ao 20 assenderan-se as 7 tochas as 7 estrelas obs:a sua voz era como de trombeta! lá no céu satanás não sabia que Jesus era Miguel vestido para guerra, quem ainda tem dúvidas leia Josué,5:13, o anjo aparece a Josué o homem que tinha na mão uma espada nua quem era? Hora vocês sabem que não se deve adorar né se prostrar para anjo ele se apresentou como , príncipe do exército do senhor, quem é o príncipe de Israel? Vamos lê bíblia jente! Deus abençoe a todos.

      Excluir
    2. Um estudo muito bom 👏
      Mas Jesus é Miguel são duas pessoas distintas.

      Excluir
  7. É lamentável o poder da ignorância! Em um estudo de alto nível como esse, alguns só conseguiram comentar e ver o ponto de divergência que se torna irrelevante diante da dinâmica explanação do altor. Pessoal precisa estudar teofania de Cristo e intender o tempo de Deus na bíblia para não sai comentando as neiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. É claro na bíblia que Miguel é uma das várias formas de apresentação de Jesus. Mas o ponto do texto é o amor de Deus e o poder de escolha das criaturas. Um ser considerado o "modelo de perfeição" caiu em pecado. Isso deve nos fazer refletir muito e mudar os rumos de nossas vidas se quisermos viver eternamente com Deus.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Irmão se a você não te foi revelado que Miguel e jesus vestido para a batalha se contente, caso contrário leia mais a bíblia.

      Excluir
  9. O mal e o bem tem que coexistir faz parte da criação senão não existiria o livre arbítrio

    ResponderExcluir
  10. Lendo este texto de Ezequiel dá-se a impressão de reencarnação espiritual?

    ResponderExcluir
  11. Olá não para criar divergências , mas ,
    Jesus Cristo e o filho de Deus , e a bíblia ou até os estudos de angeologia e demonologia ,que tenho feito a uma distinção muito grande para comparar um arcanjo ou anjo com o senhorio e poder de Jesus Cristo..
    Indico um livro chamado "manual de demonologia"autor :Carlos Augusto valatti para maiores buscas para os que entendem desta forma, e e claro mais leitura bíblica!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo estudo ótimo mesmo, maravilha todas as colocações,so a diferença da possível aplicação sugerida nos comentários

    ResponderExcluir