Categorias

terça-feira, 10 de maio de 2011

Estudo Bíblico 1 - A Bíblia

Como você se sente quando alguém lhe envia uma carta ou um e-mail? A primeira sensação é a de que você é importante e alguém se interessa por você. Melhor ainda quando essa mensagem traz conselhos, palavras de carinho e boas notícias. É muito bom receber uma mensagem assim. Você sabia que Deus escreveu uma mensagem especial para você? A Bíblia sagrada é a carta de Deus mostrando o interesse que Ele tem na sua vitória e felicidade. Uma carta tão grande e especial que se transformou em um livro. Você encontra em cada linha, em cada verso, um pouco do amor de Deus. Alguém que se preocupa com seus estudos, trabalho, família, vida pessoal, sentimentos e também suas necessidades espirituais. Alguém que está preocupado com cada momento da sua vida.

O Espírito Santo preparou certas pessoas para receberem a comunicação das verdades divinas, estabelecendo assim uma união entre o agente divino e o humano. Portanto, a Bíblia é a verdade divina, expressa em linguagem humana. Neste livro você encontra uma emocionante história de amor de Alguém que nos criou, preserva nossa vida, nos salvou e que seguramente vai voltar para nos buscar. Você tem a história de como tudo começou, e na última parte, como tudo vai terminar. No Velho Testamento você encontra a história do povo de Deus. Já o novo apresenta a história de Jesus, que é o próprio Deus. Você pode encontrar os conselhos bíblicos do livro de Provérbios e as palavras de ânimo do livro dos Salmos. É um livro poderoso e maravilhoso. E mais do que isso, ele tem transformado vidas.

Esse livro não contém a palavra de Deus. É isso mesmo, ele não contém, ele é a Palavra de Deus. Deus fala através dele, em todas as suas páginas. Você não pode ficar escolhendo uma parte dele e dizendo: “ah, esse texto aqui Deus falou. Ah, mas este outro aqui não”. É preciso entender tudo o que a Bíblia ensina para que você receba todo o amor, toda a orientação e todo o poder de Deus.

Para facilitar nosso estudo da mensagem de Deus, a Bíblia foi dividida em capítulos no Século XIII por Stephen Langton, um Arcebispo inglês, e em versículos ou versos no Século XVI por Robert Stephanus, um tipógrafo francês. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Bíblia.


1. No começo da história do mundo, como Deus se comunicava com Adão? Gênesis 3:9

2. O que interrompeu essa forma direta de comunicação? Isaías 59:2

3. Que outro meio Deus passou a usar então? Hebreus 1:1 e 2

Homens santos de Deus falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo. Bíblia é uma palavra que vem do grego, e significa “livros”. Durante 1600 anos aproximadamente, Deus revelou Sua mensagem a 40 pessoas diferentes que escreveram 66 livros da Bíblia (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento). Muitos não viveram a mesma época, mas seus escritos formam um todo perfeito porque eles receberam a mensagem do mesmo autor, Deus, que falou através do Espírito Santo.

4. Como Deus se comunicava com Seus profetas? Números 12:6

5. O que Deus disse a Moisés e o que ele fez? Êxodo 17:14, 24:4

6. Quem inspirou todo o preparo da Bíblia? II Timóteo 3:16, II Pedro 1:21

Essa reivindicação de autoridade divina é feita para a Bíblia toda. Expressões como “Assim diz o Senhor” e “Dai ouvidos às palavras que o Senhor falou”, encontram-se registradas mais de 2000 vezes nas páginas das Escrituras. Está claro que o Antigo e o Novo Testamento são a palavra escrita de Deus.

7. Que parte da Bíblia não foi escrita por autores humanos? Êxodo 31:18

8. Como Jesus considerava a Bíblia? João 17:17

9. Com o que a Bíblia pode ser comparada? Salmo 119:105

Você pode receber uma grande bênção quando busca na Bíblia o caminho da paz, felicidade e salvação. Ela é a luz que mostra esse caminho.

10. Quem nos ajuda a compreender a Palavra de Deus? Efésios 1:17-19, II Timóteo 2:7

11. Deus deseja que compreendamos a Bíblia? Marcos 4:11, Deuteronômio 29:29, Amós 3:7

12. Por que é importante entender as Escrituras Sagradas? I Coríntios 10:11

13. O que fazer para entender a Bíblia? I Timóteo 4:14-16, I Coríntios 2:11-13, João 7:17

14. Como estudar a Bíblia? Isaías 28:13, Lucas 24:27

Jesus dá o exemplo de como estudar a Bíblia. Ele ensina um assunto usando o que a Bíblia toda fala sobre ele. E Ele mesmo é o personagem principal da Bíblia (João 5:39).

15. Qual é a situação de muitos estudantes da Bíblia, e o que necessitam para entendê-la? Atos 8:26-31

16. Que bênçãos podem ser recebidas pelo estudo da Bíblia? II Timóteo 3:15 e 16, Romanos 15:4, João 5:39, 8:32, 16:13

A Bíblia ensina como você pode se livrar do pecado e encontrar a salvação. A Bíblia oferece esperança e conforto para a vida através daquilo que ensina.

17. Como são chamados os praticantes dos ensinos bíblicos? João 13:17, Tiago 1:22, Apocalipse 1:3

18. Está alguém autorizado a alterar a Bíblia? Malaquias 3:6, Apocalipse 22:18 e 19

19. Quanto tempo a Bíblia vai durar? Isaías 40:8, Mateus 24:35

Essas palavras foram proferidas por Jesus Cristo. Como Deus não muda, Sua revelação não pode ser alterada ou substituída. Ela continua sendo a orientação que não falha e vai durar para sempre. Diocleciano, imperador romano do quarto século, perseguiu o cristianismo, confiscou cópias das Escrituras e as queimou. No entanto, a Bíblia ressurgiu intocada das cinzas.

I Reis 10:1-13 – A rainha de Sabá possuía não apenas uma posição elevada e influência, mas também enorme riqueza e muitas propriedades. Como não desejava basear-se apenas nos relatos de outros sobre a sabedoria de Salomão, estava ansiosa para ver tudo com seus próprios olhos. Ficou maravilhada com a magnificência da sabedoria e da riqueza de Salomão. Como resultado, pôs-se a louvar e a enaltecer o Deus de Salomão.

Como Deus não muda (Tiago 1:17), Sua revelação não pode ser alterada ou substituída. Ela continua sendo a orientação que não falha e vai durar para sempre. Depois de conhecer a Palavra de Deus, Ele espera que você:

a. Leia a Bíblia cada dia. Deuteronômio 17:19

b. Pesquise as verdades que ela apresenta. João 5:39

c. Aceite suas orientações com alegria. Jeremias 15:16

d. Pratique o que ela ensina. Apocalipse 1:3

“A igreja sempre tem venerado as Sagradas Escrituras... De igual forma o santo concílio exorta com veemência a todos os cristãos, em particular aos religiosos, a que aprendam ‘o sublime conhecimento de Jesus Cristo’ com a leitura freqüente das Divinas Escrituras” (Declaração do Concílio do Vaticano-II).
Crer na Bíblia como a “Palavra de Deus” impede que sigamos fábulas humanas. A Bíblia é um livro autêntico. Leia e você encontrará a mensagem de Deus para a sua vida. A Bíblia é um livro de instruções que objetiva orientar-nos a como viver nesta vida e também revela a Jesus cristo, o Caminho para a vida eterna.


Por: Caio Silva e Juliana Prado

Um comentário:

  1. Muito bom. Gostei desta lição. Gostaria de usar isso na minha vida e o que eu aprendi que eu fale aos outros. Esta é minha oração. Amém, Senhor.

    ResponderExcluir